domingo, 19 de novembro de 2017

O PODER DO BLOG EM SALA DE AULA | THEORICA

Alguma vez já passou pela sua cabeça a possibilidade de se aventurar no mundo dos blogs? Pois bem professor, queremos ser bem sinceros com você. Fique de olho na importância de utilizar essa ferramenta moderna e poderosíssimas para promover o estudo, a interação, a liberdade de expressão e o conhecimento dentro da sala de aula. Construa uma ponte entre o conteúdo dos seus posts e a forma com que seus alunos interagem com eles. Colete opiniões, sugira ações, discuta conteúdos e, principalmente, crie o mundo interessante dentro da sua sala de aula para a geração C.
Para deixá-lo cada vez mais interessado no estudo e aplicação dos blogs em sala de aula, a equipe da TheoricaEduc fez um apanhado de perguntas que vão abrir os seus olhos.
Por quê? Ele é simplesmente uma ferramenta de comunicação e compartilhamento de ideias, ótimo para proporcionar interatividade com as pessoas. Explore o seu conhecimento, amplie o compartilhamento, sua visibilidade, relevância e crie uma relação de confiança com o seu aluno. Você o aproxima da sua forma de pensar, compartilha suas ideias, pensamentos, opiniões e conhecimentos. Só tome cuidado com o que você escreve.
Vale a pena? Explore o potencial pedagógico dos blogs. É uma ligação importante entre professores e alunos, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento. É possível a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, apoio multidisciplinar, publicação de fotos e vídeos, entre outros. É uma forma de ampliar o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, integrando a tecnologia para o aprendizado.
Por onde começo? Primeiro ponto é planejar. Criar e compartilhar conteúdo que seja realmente útil e interessante pode atrair uma grande quantidade de seguidores. Por isso, nada mais justo que fazer um planejamento do seu blog, definindo quem será o seu público-alvo, a formatação, o estilo, e outros detalhes que irão alavancar os seus textos.
Como criar? Se já está ansioso para colocar a mão na massa o caminho é simples. Hoje, na Internet, existem várias ferramentas gratuitas e fáceis de serem usadas para você criar o seu blog. Você não precisará ter um conhecimento em programação para criar. Dentre as várias ferramentas, duas são amplamente usadas no mercado: o Blogger – da Google – e o WordPress. Ambas funcionam muito bem.
Como publicar? Postar apenas textos pode ser repetitivo. Busque criar posts que sejam diferentes, inovadores e que consigam cativar o seu aluno/leitor. Utilize imagens, vídeos, infográficos, cores e uma linguagem mais descontraída e que se aproxime do público. Claro que se você conhece o seu público, saberá como falar com ele. Outro detalhe: procure não publicar textos muito grandes e de difícil leitura.
Com que frequência? Pense que você não poderá ser nem tão chato nem tão calado. Um blog precisa ter uma periodicidade de publicações, estar atualizado, trazer coisas novas e dinâmicas. Defina a frequencia com que um texto novo será publicado, organize as ideias e faça cumprir. Uma média boa é publicar dois artigos diários.
Viu como é fácil? Não espere mais e coloque a mão na massa. Transforme-se, modernize-se e crie essa interação moderna com o seu aluno. Ele vai compreender e transformar a sua forma de estudar.
Em breve, a TheoricaEduc vai disponibilizar gratuitamente para os leitores, um e-book com um passo-a-passo para criação de um blog educacional. Aproveite e cadastre-se para receber todas as informações sobre o lançamento do e-book e fique por dentro dos principais textos sobre educação. É fácil e gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

brincadeiras é dinâmica

 sem  Fio Material: dois tubos de rolo de papel higiênico,cartolina e barbante. 1. Recorte na cartolina duas tampas conforme o molde. 2. ...